Barrenta.blogs.sapo no Portomosense

Emigrantes colocam aldeias na blogosfera



 
Escrito por Isidro Bento   
Quinta, 22 Janeiro 2009

Covas Altas e Barrenta


A blogosfera portomosense acaba de ganhar mais dois blogues temáticos. O primeiro (http://aldeiacovas-altas.blogs.sapo.pt/) tem, para já, um único “post” datado de 2 de Outubro de 2008 e onde o seu autor (Fidalgo da Serra) faz uma breve apresentação da pequena aldeia de Covas Altas, Alqueidão da Serra. Embora não surja qualquer referência, depreende-se que o blogue tenha sido criado por um filho da aldeia, emigrado.


Bastante mais elaborado é o blogue da autoria de Tiago Martins, dedicado à sua terra natal, a Barrenta (http://barrenta.blogs.sapo.pt/).
Logo ao início, aquele que se intitula como o blogue oficial da Barrenta, disponibiliza um vídeo com cerca de 10 minutos que possibilita a visita virtual à aldeia celebrizada pelas concertinas e os seus encontros nacionais, ambos tratados com o devido destaque mais adiante.
O blogue tem “link” (ligação) para os sítios da Junta de Freguesia de Alvados, Câmara Municipal. ICN (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros) Região de Turismo e, se alguém ainda tiver dúvidas da localização da Barrenta, pode, aceder também ao Google Maps e ver onde está situada.
Para já, possui referências à lenda do velho da morada, ao relógio da povoação, ao centro cultural, ao grupo de concertinas, à festa em honra de Nossa Senhora de Fátima e ao encontro nacional de tocadores de concertinas.
Há uma aposta na foto e no vídeo (embora este último, quase sempre de produção amadora) em detrimento do texto. A intenção é clara: mostrar aos visitantes os principais elementos da aldeia e que marcam a vivência da sua gente.

Publicado por Barrenta às 12:34 Link do post | Comentar | Favorito